Views: 188
Quer eliminar a Corrupção? Comece por Você!
____________________________________________________________________________________________________________
NÃO HÁ JUSTIÇA SEM DEUS –, NÃO HÁ JUSTIÇA SEM INTELIGÊNCIA, sem amor
- PORTAL BR4875 | Ed Sérgio Oliveira – SP/BR
- NAZARÉ PAULISTA (ATUALIZA | Segunda-feira – 15/01/2024 | 17h06)
Bem-vindo (a), ao PORTAL BR4875 – O chapa quente
Leia até o final; DIVULGAÇÃO
“Chapa quente” é uma expressão de uso coloquial e informal que abrange dentre seus significados ideias como as de perigo, apuros e problema: indica, nesse sentido, uma percepção de que a situação está complicada e exige uma postura apropriada, seja de cuidado ou intensificação das ações.
No contexto das padarias apresentadas nesta tese, “chapa” é também a denominação do aparelho onde se preparam sanduíches quentes como o “pão na chapa”, um pão francês que, cortado em duas metades amanteigadas, é colocado sobre a placa aquecida e ao mesmo tempo prensado, por cima, por outra placa. Bastam alguns minutos de uma observação mais atenta das pessoas que ali trabalham em um horário de pico para que se compreenda a pertinência da metáfora naquele contexto: a chapa, ali, é realmente quente, nos dois sentidos.
Uma rápida conversa com um desses trabalhadores pode confirmar essa impressão: eles são os primeiros a enfatizar a dureza de suas tarefas, ainda que por vezes o façam com um sorriso quase sarcástico no rosto.
É sobre os modos como concebem esse calor as pessoas que trabalham diariamente em algumas dessas padarias, enfim, que se dedica esta tese.
As origens da pesquisa que resultou no texto presente, no entanto, remontam a um contexto bastante distinto, distante da chapa e mais ainda do calor. O ano era 2010, e eu tentava em vão estabelecer contatos com empresas do setor de alimentos para produzir minha pesquisa de mestrado. “Não temos tempo nem disposição para te acompanhar”, era o que me diziam, em termos gerais, as recusas com que me deparava.
Incapaz de superar esse empecilho, decidi alterar meu projeto e enveredar pelo tema da qualificação profissional através dos cursos promovidos pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) na área de alimentação. Disposto a não mais me submeter à aprovação de outras pessoas, me matriculei eu mesmo como aluno de um curso de formação de padeiros e frequentei as aulas durante seus dias normais necessários para efeitos em questão “Chapa Quente”, ficou quente mesmo… do WhatsApp
_____________________________________________________________________________________________________________
Impossibilidade de crimes é válida quando há: “puríssima” denegação de justiça”
_____________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________
- Precisando de ajuda? ☎ Ligue para:
- WhatsApp: (11) 91275-6729 | 97228-2486 | 97066-8705
- Fale com Bp Sérgio J. Oliveira – Editor agora mesmo
- E-mails.: [email protected]
- [email protected] | [email protected]