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SP registra 13 mortes por dia em acidentes de trânsito em 2021
Levantamento do governo estadual mostra que 4.844 pessoas morreram no ano; acidentes não fatais cresceram 7,9%
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- SÃO PAULO | Gabriel Croquer, do R7
- 18/01/2022 – 02H00
- AN–Portal de Notícias | NAZARÉ PAULISTA–SP
- O Chapa Quente – Por Editor: Bp Sérgio Oliveira
- ATUALIZADO – Ter, 18 de jan, 2022 | 09h43
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O Estado de São Paulo registrou 4.844 mortes em acidentes de trânsito no ano de 2021 — média de 13 óbitos por dia. A estatística reflete queda de apenas 0,4% ao total registrado em 2020 (4.864), menor redução desde o início da série histórica, em 2015.
Também foram registrados 184.726 acidentes não fatais, o que equivale a um crescimento de 7,9% em relação ao ano passado, e coloca o estado de volta ao patamar de antes da pandemia de Covid-19 e das restrições da movimentação. No ano de 2019 o estado teve 187.758 acidentes não fatais.
Os dados são do Infosiga-SP, plataforma do governo estadual de São Paulo para monitoramento do trânsito, e foram divulgados na segunda-feira (17).
Os motociclistas lideraram outra vez as mortes no trânsito, com pelo menos 1.781 mortos. Logo atrás estão os automóveis (1.089), pedestres (963) e bicicletas (300). Com 1.777 mortes no período, os homens jovens (dos 18 aos 39 anos), completam o perfil do grupo que mais sofre no trânsito paulista.
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O engenheiro Sergio Ejzenberg, mestre em transportes pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), diz que as ações de prevenção devem priorizar os motociclistas e cita também os ciclistas como grupo de atenção para os próximos anos.
“Apenas em outubro de 2021, quase 25 anos após a promulgação do Código de Trânsito Brasileiro, começou a vigorar o Manual Brasileiro de Sinalização Cicloviaria, uniformizando a sinalização de Ciclovias, Ciclofaixas e Ciclorrotas, mas as autoridades terão dois anos para atender ao padrões mínimos de segurança exigidos. É muito tempo”, diz.
Para manter a queda nos próximos anos, Ejzenberg acredita que o estado deve investir em fiscalizar a conservação dos veículos — responsáveis pela maior parte dos acidentes —, velocidade nas rodovias estaduais e dos motoristas alcoolizados.
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