Por que Deus mandou Moisés tirar as sandálias dos pés? O que significa?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir

  • Domingo | atualiza 22 Nov  de 2020 | 14h32
  • Nazaré Paulista-SP – Por Editor: Bp Sérgio Oliveira
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará
Quando os judeus ouviram a sentença “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, imediatamente eles replicaram dizendo: “Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres?” (João 8:33).
“Portal de Notícias do Atitude News –, cria, edita ou altera o conteúdo exibido. Todo o processo de coleta de dados cujo resultado culmina nas informações a seguir é realizado automaticamente, através de fontes públicas pela Lei de Acesso à Informação (Lei Nº 12.527/2011). Portanto, Portal de Notícias do Atitude News –, não substitui as fontes originárias da informação, não garante a veracidade dos dados nem que eles estejam atualizados. O sistema pode mesclar homônimos (pessoas do mesmo nome). Confira nosso  Descrição Legal.” [O jornalismo profissional precisa do seu suporte].  LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. … 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. [O jornalismo profissional precisa do seu suporte]
NÃO HÁ JUSTIÇA SEM DEUS!

Bem-vindo (a), ao Portal de Notícias do Atitude News.

DIVULGAÇÃO

A paz do Senhor! De 0 a 10, qual nota você dá para sua leitura e compreensão da Bíblia? SE VOCÊ DEU UMA NOTA ABAIXO DE 7: Venha estudar a Bíblia de capa a capa (Gênesis a Apocalipse) comigo em vídeo-aulas, ai de seu celular, tablet ou computador no horário que você quiser! E ainda vou tirar suas dúvidas diretamente no ZAP. Vamos começar AGORA? Clique para saber mais…
Você pergunta: Quando Moisés encontrou a sarça ardente, de onde Deus falou com ele, vemos que Deus mandou Moisés tirar as sandálias dos pés. Eu gostaria de entender porque Deus pediu isso a ele. Qual é o significado de tirar as sandálias dos pés e porque isso foi necessário naquele encontro com Deus?
Caro leitor, para saber a resposta a essa pergunta precisamos voltar nossa atenção para os grandiosos reinados humanos da época de Moisés (e anteriores) e assim iremos entender o que Deus está querendo demonstrar ali para Moisés e para todos os leitores que tiveram contato com essa história fascinante.

Por que Deus mandou Moisés tirar as sandálias dos pés? O que significa?

(1) Depois que Deus chamou Moisés ali, enquanto a sarça queimava e não se consumia (Êxodo 3:4), a reação mais natural de Moisés foi se aproximar e atender ao chamado de alguém que o chamava pelo nome (Além, é claro, da sua curiosidade sobre a sarça relatada no verso 3). Ao se aproximar, Deus diz a ele: “Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa” (Êxodo 3:5).

(2) A primeira coisa a entendermos é porque aquele lugar é “terra santa”. Sabemos que Deus está em todos os lugares, mas ali tivemos uma manifestação especial de Deus. Isso significa que aquele local estava santificado (separado, consagrado) de forma especial por Deus. Não era, naquele momento, simplesmente um lugar comum, pois foi totalmente tomado pela presença viva de Deus. E quando a presença de Deus está manifestada desse jeito, a forma de se aproximar Dele não pode ser de qualquer maneira. Podemos trazer à memória aqui que mais tarde Deus mandou fazer o tabernáculo, onde Sua presença estaria com o povo, e estabeleceu formas que o povo deveria seguir para cultuá-Lo. Sendo assim, Moisés não estava mais em um simples lugar, mas em um lugar santificado pela presença viva de Deus manifestada.

– Professor ensina pessoas comuns a Como Ler a Bíblia e Entendê-la, começando de Gênesis;

– Chegou o Programa Teologia Para Todos sem mensalidades (acesse aqui)

(3) Sendo assim, agora já podemos entender o que significa tirar as sandálias dos pés. Nos altos escalões de reis e autoridades dessas épocas, era muito comum que houvesse palácios, templos sagrados, locais onde construções grandiosas eram erguidas para fins especiais. Moisés conhecia bem isso, já que foi criado pela filha de faraó, evidentemente, no palácio de Faraó (Êxodo 2:10). Tiras as sandálias era um costume antigo que assegurava que os locais sagrados, bem como palácios, não fossem contaminados. A ideia é que uma sandália pisa em todo tipo de imundície enquanto caminhamos, por isso, os pés calçados representavam impureza e contaminação. Tirar as sandálias, então, era um costume que objetivava não contaminar os locais sagrados. Deus usa esse costume para mostrar a Moisés o quão santa Sua presença é.

(4) Também podemos levantar aqui o sentido de representar respeito, reverência e consideração perante o local em que se estava (um palácio ou local sagrado) e da autoridade presente ali (e, claro, perante os deuses que eles cultuavam). Certamente a pessoa que se recusasse a retirar as sandálias não seria considerada humilde e apropriada para estar no local. Sendo assim, podemos observar que Deus usa esse costume humano para demonstrar a Moisés que a Sua presença santa ali fazia daquele lugar algo como um palácio ou local sagrado (algo bem conhecido de Moisés), daí o pedido para Moisés tirar as sandálias dos pés. Moisés, muito provavelmente, já devia ter tirado as sandálias muitas vezes nos palácios e locais sagrados egípcios, conhecia bem o sentido daquilo que Deus pediu a ele. Mas ali iria conhecer o que de verdade era santo e sagrado, a própria presença viva do Senhor que iria se revelar de forma profunda a ele.

(5) Os palácios e locais sagrados ganhavam o respeito das pessoas pelo seu luxo e pelas altas autoridades que o frequentavam, mas ali, no deserto, Deus mostra que a Sua presença é o que santifica qualquer local, ainda que seja um local sem qualquer luxo ou recurso. Moisés entende isso claramente ao obedecer a ordem de Deus e receber Dele a mensagem que iria mudar para sempre a sua vida e a vida do povo de Israel, e também, claro, de todo o Egito!Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivoCOMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

NÃO HÁ JUSTIÇA SEM DEUS

Compartilhar matéria:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google

Deixe uma resposta

Compartilhar:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Divulgue sua Empresa aqui
Mostre sua empresa para mais de 5 mil pessoas
Clique aqui
Divulgue sua Empresa aqui
Mostre sua empresa para mais de 5 mil pessoas
Clique aqui
Anterior
Próximo

Últimas do blog:

Assine nossa newsletter

Receba nossos conteúdos em seu email
bbbpppbpbpb

Editor Principal

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Divulgue sua Empresa aqui
Mostre sua empresa para mais de 5 mil pessoas
Clique aqui
Divulgue sua Empresa aqui
Mostre sua empresa para mais de 5 mil pessoas
Clique aqui
Anterior
Próximo