Por que a Bíblia trata a mulher como “a parte mais frágil”?

  • Segunda-feira – Atualiza 21|8|2020 / 09h35
  • Nazaré Paulista-SP
  • Por Editor: Bp Sérgio Oliveira

______________________________________________________________________________

Portal de Notícias Atitude News – O chapa quente, cria, edita ou altera o conteúdo exibido. Todo o processo de coleta de dados cujo resultado culmina nas informações a seguir é realizado automaticamente, através de fontes públicas pela Lei de Acesso à Informação […]. Portanto, Portal Atitude News – O chapa quente, não substitui as fontes originárias da informação, não garante a veracidade dos dados nem que eles estejam atualizados. O sistema pode mesclar homônimos (pessoas do mesmo nome). Confira nosso  Descrição Legal.” . LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art  216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. [O jornalismo profissional precisa do seu suporte]

___________________________________________________________________________________________________________

A paz do Senhor! De 0 a 10, qual é a nota que você dá para sua leitura da Bíblia atualmente? Se sua nota não foi boa, QUERO TE DIZER UMA COISA: Eu quero ser o seu professor! Venha estudar a Bíblia de capa a capa (Gênesis a Apocalipse) comigo em vídeo-aulas, ai de seu celular, tablet ou computador no horário que você quiser! E ainda vou tirar suas dúvidas diretamente no ZAP. Vamos começar AGORA? Clique para saber mais…

por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |  Imprimir

Bem-vindo (a), ao Portal Atitude News –  O chapa quente

DIVULGAÇÃO

Você Pergunta: Eu gostaria de compreender melhor porque o apóstolo Pedro diz que a mulher é “parte mais frágil”, sendo que, ao meu ver, como mulher, a mulher é bem mais forte do que o homem. Pode me ajudar a clarear as ideias sobre o que a Bíblia quer ensinar com isso?

Cara leitora, um dos grandes erros de interpretação da Bíblia é não lê-la tendo em mente, inicialmente, o contexto em que o texto foi escrito, seu público original; em outras palavras, como era a vida, a sociedade e as pessoas da época em que o texto foi escrito. Isso nos ajuda muito a compreender a mensagem e aplicar para nossos dias. Vamos entender agora essa questão da mulher “parte mais frágil”:

Por que a Bíblia trata a mulher como “a parte mais frágil”?

(1) O texto que você citou é 1 Pedro 3:7, que diz: “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações”. Podemos observar logo de cara que o texto é direcionado a maridos, ou seja, é para um homem casado. Pedro ensina sobre o zelo pelo lar, pela família, o cuidado com a esposa, tratando-a com amor pleno, pois a esposa é especial para Deus também. Mas o que significa “parte mais frágil”?

(2) Infelizmente, em nossos dias, temos um tipo de feminismo tóxico (que tem influenciado muitas mulheres), tentando a todo custo desmerecer a Bíblia, pinçando textos isolados para falar mal da Palavra de Deus, acusando-a de algum tipo de preconceito. Porém, fica claro aqui que não existe preconceito algum. Vejamos:Veja também:
– Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui)
– Teologia sem mensalidades (Comece aqui)
– Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui)
– Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui)
– Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui)
– Outros Materiais (Comece aqui)

(i) No contexto da sociedade em que essas mulheres viviam existia um tratamento bastante ruim para com elas. Geralmente não podiam trabalhar, não tinham as mesmas liberdades dos homens, eram dependentes economicamente de algum membro da família. Tudo isso trazia graves riscos de abusos para com as mulheres (que de fato ocorriam com muitas delas).

(ii) Além disso, temos ainda a biologia normal das mulheres que, geralmente, têm uma força física menor do que homens, trazendo também a elas, nessa sociedade, ainda mais riscos de abusos através do uso de força bruta (algo que ocorre também em nossos dias, infelizmente).

(iii) Por isso, a proteção dos homens era algo muito importante nessa sociedade que está sendo descrita por Pedro. Mas não somente isso. Até mesmo dentro das relações de casamento, local onde a mulher deveria desfrutar de cuidado, amor e proteção, também existiam abusos e violência, gerando um quadro desesperador para muitas mulheres!

(iv) Considerando todo esse contexto Pedro mostra que homens verdadeiramente servos de Deus tinham de agir diferente! Deveriam tratar a mulher com igualdade, com dedicação, amor, pois elas também, como os homens, eram objetos do amor de Deus, ainda que a sociedade as menosprezasse!

(3) A mulher como “parte mais frágil”, então, dentro desse contexto, não significa menor capacidade mental, espiritual, de habilidades, etc. Pedro está falando da menor capacidade física delas e colocando sobre os ombros dos maridos a responsabilidade de zelar pela esposa, fisicamente mais exposta a abusos brutos de homens de fora. O marido também não deveria ser um abusador, antes, como servo de Cristo, deveria honrar sua esposa com toda consideração. Dentro desse contexto, os servos de Deus são chamados a serem protetores das mulheres em meio a uma sociedade que as explorava de muitas formas!

(4) Portanto, observamos que a Bíblia, ao contrário do que dizem muitas feministas por aí, na verdade, protege as mulheres, coloca responsabilidade sobre os que devem protegê-las para que façam isso de fato! Hoje vivemos em uma sociedade diferente, porém, sabemos que muito abuso ainda é cometido contra mulheres, por isso, essa orientação ainda é viva para nossos tempos, tanto para maridos, como para qualquer pessoa que tenha uma mulher ao seu lado: todo homem tem o dever de proteger as mulheres de abusadores! E muito mais: o homem de Deus nunca (eu disse NUNCA) deve ser um abusador!Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivoCOMPARTILHE ESTE ESTUDO:

NÃO HÁ JUSTIÇA SEM DEUS

  • Precisando de ajuda? ☎ Ligue para: (11) 4260-0540 |
  •  WhatsApp: (11) 97228-2486 | 97066-8705 |
  • Fale com Bp Sérgio J. Oliveira – Editor Jornalista agora mesmo!
  • E-mail: [email protected]
Please follow and like us:
Eu, Sérgio José de Oliveira, Bispo Evangélico, Bel. em Teologia, Jornalista, Ex-Acadêmico de Direito, Baiano da Cidade de Pedro Alexandre - Brasil, maior de 71 anos de idade, nasc. em 04/12/1948

Deixe uma resposta