Por que a Bíblia diz que o justo não vai mendigar o pão se isso acontece no nosso mundo?

Por que a Bíblia diz que o justo não vai mendigar o pão se isso acontece no nosso mundo?

  • Segunda-feira- Atualiza 14|8|2020 / 16h35
  • Nazaré Paulista-SP
  • Por Editor: Bp Sérgio Oliveira

Bem-vindo (a), o Atitude News –  Seu portal de notícias

DIVULGAÇÃO

O Atitude News – Seu portal de notícias, cria, edita ou altera o conteúdo exibido. Todo o processo de coleta de dados cujo resultado culmina nas informações a seguir é realizado automaticamente, através de fontes públicas pela Lei de Acesso à Informação […]. Portanto, o Atitude News – Seu portal de notícias não substitui as fontes originárias da informação, não garante a veracidade dos dados nem que eles estejam atualizados. O sistema pode mesclar homônimos (pessoas do mesmo nome). Confira nosso  Descrição Legal.” . LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art  216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. [O jornalismo profissional precisa do seu suporte].

_________________________________________________________________________________________________________

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir

A paz, está de quarentena em casa e quer se aprofundar no Estudo da Bíblia? Eu quero ser o seu professor, venha estudar a Bíblia de capa a capa (Gênesis a Apocalipse) comigo em vídeo-aulas, ai de seu celular, tablet ou computador no horário que você quiser! E ainda vou tirar suas dúvidas diretamente no ZAP. Vamos começar AGORA? Clique para saber mais…

Você Pergunta: No salmos 37:25 a Bíblia afirma que o justo não vai ser desamparado e a descendência do justo não vai mendigar o pão. Com toda sinceridade, já vi muitos servos de Deus passarem fome e terem dificuldades até no básico da vida. Como podemos entender esse versículo bíblico? Existe contradição nele?

Caro leitor, esse verso que você destacou precisa ser lido dentro de seu contexto e também precisamos considerar alguns detalhes dele que farão muita diferença no significado que ele nos traz. Vamos ver esses detalhes juntos?

O justo nunca irá mendigar o pão?

(1) A primeira coisa a ser observada é que o Salmos 37 nos traz uma reflexão de sabedoria, fazendo contrastes entre ímpios e justos, mostrando que apesar de muitas vezes os ímpios serem prósperos financeiramente, sua riqueza não é eterna, enquanto que o justo desfruta da bênção eterna de Deus, ainda que não seja rico materialmente nesta terra. Em meio a essas reflexões, Davi diz: “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão” (Salmos 37:25). Quem lê esse verso sem o devido cuidado, questiona: como isso é possível, sendo que milhares de crianças já morreram de fome nesse mundo? Ou: eu conheço pessoas justas que têm passado muita necessidade na vida!

(2) Para compreender a fala do rei Davi, a primeira coisa é entender cada trecho do verso. Vamos fazer isso agora:

(i) Fui moço e já, agora, sou velho. De cara observamos que Davi está falando aqui do ponto de vista de sua observação pessoal, de seu tempo de vida. Ou seja, temos aqui uma observação pessoal e não uma regra de Deus sem exceções. Sabemos que no Antigo Testamento existiam as “bênção da obediência” e os “castigos da desobediência” (Leia Deuteronômio 28). Davi está vivendo um momento de um retorno de Israel à obediência ao Senhor, Isso trazia bênçãos de toda sorte, além, é claro, de uma consciência de que quem tinha alguma posse deveria ajudar o pobre, conforme ensinava a lei (Deuteronômio 15:11).Veja também:
– Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui)
– Teologia sem mensalidades (Comece aqui)
– Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui)
– Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui)
– Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui)
– Outros Materiais (Comece aqui)

(i) Jamais vi o justo desamparado. Davi viveu essa realidade em seu tempo de vida. Isso não significa que o justo nunca terá adversidades em sua vida. Nessa vida é possível passarmos necessidades por “n” motivos, porém, a realidade desse trecho vai muito além dessa vida. Mesmo passando por adversidades o justo tem herança garantida na presença de Deus: “Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra” (Salmos 37:9). Isso significa que o justo NUNCA é desamparado pelo Senhor de forma final e definitiva!

(iii) Nem a sua descendência a mendigar o pão. Davi teve o privilégio de presenciar um tempo de grande prosperidade e retorno do povo à obediência, o que trazia bênçãos não só àquela geração, mas também aos descendentes que também seguissem nesse caminho. Observe que ele complementa, dizendo: “É sempre compassivo e empresta, e a sua descendência será uma bênção” (Salmos 37:26). Os descendentes que presenciam e aprendem as boas práticas da lei do Senhor (vista na vida de seus pais) têm ações diferentes com relação a importância de serem bênção ao próximo (principalmente aos necessitados). Tudo isso gera uma sociedade mais justa. Davi destaca essa bênção que ele pode viver nos anos de sua vida!

(3) Davi, então, presenciou toda essa bênção! De fato, quem dera também tivéssemos em todas as sociedades, em todos os povos, um coração voltado ao Senhor! Certamente o mundo seria mais justo e haveríamos de presenciar, assim como Davi, os princípios da Palavra de Deus sendo vividos de fato e de verdade! Mas infelizmente não é assim. A sociedade desvirtuada gera angústias na vida do justo. Veja como Paulo descreveu um tempo de sua vida: “Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez” (Filipenses 4:12).

(4) Por isso, o Salmos que Davi escreveu não são uma regra geral de que nenhum justo irá passar necessidade ou que nunca ficará desamparado em termos materiais nessa terra! Isso poderá ocorrer, porém, observamos que essa não é uma condição definitiva, pois o Senhor socorrerá o justo e de forma definitiva o abençoará com bênçãos que são superiores a bênçãos temporais nesta terra! Mas, de fato, se as pessoas se voltarem ao Senhor de todo o coração, é possível viver essa realidade que Davi presenciou! Veja como a igreja primitiva a vivia: “Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade” (Atos 2:44).Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

NÃO HÁ JUSTIÇA SEM DEUS

  • Precisando de ajuda? ☎ Ligue para: (11) 4260-0181 |
  •  WhatsApp: (11) 97228-2486 | 97066-8705 | Fale com Bp Sérgio J. Oliveira –
  • Editor Jornalista agora mesmo

Share this post

Deixe uma resposta