Notícias importantes

1 0

Onde estava Daniel quando seus amigos foram jogados na fornalha?

Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar muito!

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir

⦁ Sábado, | atualiza 6 de novembro, 2021 | 14h25
⦁ – Nazaré Paulista – SP – Portal de Notícias
⦁ – Por Editor: Bp Sérgio Oliveira

Bem-vindo (a), ao Portal de Notícias Atitude NewsO chapa quente

DIVULGAÇÃO

Você sente que seus estudos da Bíblia são fracos, sem profundidade, que não consegue compreender bem as palavras, os contextos, que não sabe nem mesmo explicar para outras pessoas coisas importantes da Bíblia?Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar muito! Sou professor de Bíblia e posso te ensinar a Bíblia toda, começando de Gênesis, em vídeo-aulas, ai mesmo no seu celular, Tablet ou computador!Vou ainda te ajudar em todas as suas dúvidas, com contato diretamente comigo, serei seu professor particular de Bíblia! Vamos começar AGORA mesmo essa jornada? QUERO SABER MAIS…

Você Pergunta: Tem uma questão no livro de Daniel que me deixa muito intrigado, que é onde estava Daniel quando Sadraque, Mesaque e Abede-nego foram jogados na fornalha ardente? A ordem do rei Nabucodonosor era que todos adorassem a imagem de ouro que ele fez. Daniel teria adorado essa imagem e por isso não foi jogado na fornalha ardente? Pode me ajudar a entender essa questão?

Caro leitor, algumas questões na Bíblia não são claras o suficiente para termos conclusões precisas. Mas é possível analisar os contextos e tirarmos conclusões possíveis, por exemplo, sobre esse caso de onde estava Daniel. Vejamos:

Onde estava Daniel quando seus amigos foram jogados na fornalha?

(1) A primeira coisa que fica claro no texto bíblico é que não existe uma menção clara sobre onde estava Daniel nessa ocasião da fornalha ardente.

A Bíblia sequer menciona seu nome nesse incidente. Por isso, precisaremos aprofundar a interpretação sobre alguns elementos do texto para entendermos melhor essa questão e chegarmos a uma interpretação razoável.

(2) A Bíblia narra que Daniel, após revelar e interpretar o sonho do rei Nabucodonosor, é honrado com um dos mais altos cargos da Babilônia: “Então, o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitos e grandes presentes, e o pôs por governador de toda a província da Babilônia, como também o fez chefe supremo de todos os sábios da Babilônia” (Daniel 2:48)

A partir daquele momento, Daniel passa a fazer parte da lista dos homens mais poderosos e importantes da Babilônia. E, claro, tinha também certas funções ligadas ao governo que deveria realizar no seu dia a dia.

(3) Esse fato pode nos ajudar a entender onde estava Daniel quando seus amigos foram jogados na fornalha ardente. Podemos levantar pelo menos duas possibilidades sobre esse caso:

a) Daniel não estava presente na cerimônia?

Essa é uma possibilidade muito forte, pois, sendo governador, Daniel tinha entre suas funções a função de ser representante, por exemplo, do rei em questões fora da província.

– Estude a Bíblia começando de Gênesis pelo celular em vídeo-aulas (clique aqui)

– Chegou o Programa Teologia Para Todos sem mensalidades (acesse aqui)

Além disso, o governador podia também ter a função de embaixador e, por isso, fazer viagens para cuidar dos interesses da província da Babilônia era algo comum.

Essa é a possibilidade mais forte em minha opinião, pois a narrativa de Daniel nos revela muito claramente que Daniel não se dobrava diante de ordens que fossem contra sua fé (Veja, por exemplo, em Daniel 6, onde temos a narrativa de Daniel sendo jogado na cova dos leões, por desobedecer uma lei que ia contra a lei de Deus).

No entanto, contra essa interpretação pesa o fato de ter havido uma convocação do rei Nabucodonosor aos governadores para estarem na cerimônia:

“Então, o rei Nabucodonosor mandou ajuntar os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os juízes, os tesoureiros, os magistrados, os conselheiros e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da imagem que o rei Nabucodonosor tinha levantado” (Daniel 3:2).

Por que Daniel não estaria presente? O rei o isentou de participar por algum motivo especial? Ele não conseguiu chegar a tempo para a cerimônia? Houve algum imprevisto? São questões que podemos levantar sobre o fato.

b) Daniel estava presente, mas sua alta posição no governo o isentou de cumprir essa lei?

Essa também pode ser uma possibilidade, já que os governantes do passado eram tratados de forma especial e diferenciada como forma de honra especial devido sua alta posição..

Talvez Daniel tenha sido isentado devido à alta posição de seu cargo. Mas o texto não nos diz isso claramente. O texto não nos mostra claramente se todos esses governantes (que foram convocados, inclusive os que tinham os mais altos cargos) tiveram de se prostrar diante da imagem ou se eles apenas vieram prestigiar o evento e só o povo deveria se prostrar:

“Portanto, quando todos os povos ouviram o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério e de toda sorte de música, se prostraram os povos, nações e homens de todas as línguas e adoraram a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado” (Daniel 3:7)

Será que aqueles que tinham altos cargos de confiança do rei foram isentos de se dobrar a essa imagem? Isso explicaria, por exemplo, Daniel estar presente e não ter nenhuma acusação contra ele de não se prostar.

(4) Assim concluo que, diante dos fatos, não podemos crer que Daniel tenha se dobrado e adorado a imagem de ouro.

O fato disso não ser mencionado e o fato do livro mostrar Daniel como alguém que não se dobrava diante de questões que iam contra sua fé, dá a Daniel o benefício de crermos que ele não fez isso.

Dessa forma, as duas hipóteses acima são as mais possíveis para explicar onde estava Daniel no ocorrido da fornalha ardente.Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento?Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Acesse aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

NÃO HÁ JUSTIÇA SEM DEUS – NÃO HÁ JUSTIÇA SEM INTELIGÊNCIA, sem amor

⦁ Precisando de ajuda? ☎ Ligue para: (11) 4260-0540
⦁ WhatsApp: (11) 97228-2486 | 97066-8705 |
⦁ Fale com Bp Sérgio J. Oliveira – Editor agora mesmo: !
⦁ E-mails.: [email protected] | [email protected]
⦁ | [email protected]

About Post Author

Sergio Oliveira

Sérgio José de Oliveira, Bispo Evangélico, Bel. em Teologia, Jornalista, Ex-Acadêmico de Direito, Baiano da Cidade de Pedro Alexandre - Brasil, maior de 71 anos de idade, nasc. em 04/12/1948
Happy
Happy
100 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário