Notícias importantes

A PSICOLOGIA AO SERVIÇO DA NOSSA CIDADE

Pensamento: É a capacidade de compreender, formar conceitos e organizá-lo. Estabelece relações entre os conceitos por meio de elementos de outras funções mentais (como as vistas anteriormente), além de criar novas representações, ou seja, novos pensamentos.

#PortaldeNotícias #EdBpSérgioOliveira #Nãouseomedocomoforçadeação  #PropagandaMelhorRemédioContraCrise

JM – OPINIÃO & CRONICAS – HELENA LEAL – Psicóloga
– África do Sul – Opinião | 03/09/2021 08:00
Sexta – feira, | atualiza 10 de Setembro,  2021 | 15h18 – Nazaré Paulista – SP – Portal de Notícias
– Por Editor: Bp Sérgio Oliveira
O investimento na Saúde e bem-estar da população, representa um indicador de desenvolvimento social, refletindo um investimento com retorno

Bem-vindo (a), ao Portal de Notícias do Atitude News  – O chapa quente

DIVULGAÇÃO

Amanhã celebramos o Dia Nacional do Psicólogo, consagrado pela Assembleia da República Portuguesa (147/2018). Celebramos a Psicologia como ciência, ao serviço da nossa comunidade.

O Psicólogo, é um Profissional que se dedica ao estudo e análise do comportamento humano e das suas funções mentais (emocionais), com uma intervenção transversal a todas a áreas e contextos presentes na nossa sociedade. Atua em áreas como a da saúde, educação, trabalho e organizações, desporto, justiça, política entre outras.

A ação da Psicologia prima por toda uma concertação de teorias e construtos que surgem de mãos dadas com a ciência e com linhas orientadoras, que aqui ou em qualquer parte do mundo, permitem a mesma leitura acerca das pessoas e dos seus contextos. Apesar de não se assumir como exata, e com alguma subjectividade, esta ciência assenta em princípios fundamentais e universais.

O investimento na Saúde e bem-estar da população, representa um indicador de desenvolvimento social, refletindo um investimento com retorno, em que por cada euro investido no tratamento/prevenção das doenças mentais, ganham-se quatro euros, em saúde e capacidade de trabalho.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) coloca Portugal no topo da Europa em relação à prevalência de perturbações mentais, sendo a “depressão” uma das principais causas de incapacidade e diminuição significativa da produtividade no nosso país, com grande impacto em toda a economia.

Num ano assinalado pela presença de Eleições Autárquicas, valerá a pena refletir acercar da importância e papel da Psicologia junto do poder local. A sua ação corrobora com o princípio de uma política de proximidade, assegurando a promoção da saúde Psicológica na nossa comunidade, reduzindo os riscos psicossociais e aumentando os fatores de proteção e resiliência.

É da competência dos municípios, por intermedio de equipas capacitadas e especializadas, assegurar o apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade, em parceria com as entidades responsáveis e competentes. De igual modo, a promoção e adopção de estilos de vida saudáveis e a redução das desigualdades sociais, serão premissas a ter em conta, determinantes na qualidade de vida da população e na edificação de uma comunidade mais sã.

O desenvolvimento social, não se reflete na economia, apenas no sentido financeiro, mas na concertação de múltiplos fatores e na sua conjugação entre o progresso económico e social. A capacitação da população, valorizando o mérito e apoiando as Famílias, será sempre um investimento com retorno.

Com pessoas mais felizes e capazes, teremos sempre cidades mais saudáveis e atrativas.

E nunca esquecer o essencial, as cidades são feitas pelas Pessoas e deverão ser sempre pensadas para as Pessoas.

NÃO HÁ JUSTIÇA SEM DEUS

Deixe um comentário