
Views: 2
–Cristyan Costa 01 DEZ 2022 – 08:25
-NAZARÉ PAULISTA–SP/BR
- (ATUALIZA – qui-f, 01 dez 2022 – 09h19)
________________________________________________________________________________________________________________
Tribunal de Contas do Estado identificou irregularidades em contratos sem licitação que somam pouco mais de R$ 160 milhões
Bem-vindo (a), ao PORTAL BR-48 – O chapa quente
Leia até o final; DIVULGAÇÃO
O médico hematologista Dimas Covas demitiu-se do cargo de presidente do Instituto Butantan. A saída se deu há duas semanas, mas só veio à tona na quarta-feira 30. A queda de Covas ocorreu em meio a uma investigação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em contratos do Butantan.
No início do mês, o TCE identificou irregularidades em contratos sem licitação que somam pouco mais de R$ 160 milhões feitos pelo Butantan com uma empresa de programas de computador. A análise de técnicos do TCE sugerem riscos de superfaturamento no processo, conforme o jornal Folha de S.Paulo.
Segundo o Butantan, a decisão foi tomada em outubro, antes das notícias, não havendo ligação. “O médico hematologista Dimas Covas deixou o Instituto Butantan porque assumiu o cargo de diretor-executivo na Fundação Butantan, instituição de direito privado que apoia o Instituto”, comunicou o Butantan.
Apuração do TCE contra o Butantan
Os acordos na mira do tribunal foram firmados com a empresa SAP Brasil Ltda entre 2021 e 2022 para implantação e licenciamento de sistema integrado de gestão empresarial na fundação e são válidos por cinco anos. A contratação ocorreu no modelo inexigibilidade de licitação.
Técnicos do TCE consideraram a contratação de risco elevado por uma série de motivos: possibilidade de superfaturamento, eventuais falhas no processo de execução e a possibilidade do retorno do investimento ficar abaixo do custo contratado. O órgão, então, cobrou explicações do Butantan, que ainda não protocolou suas respostas.
Leia também: “A conta chegou”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 114 da Revista Oeste
TAGS: Dimas CovasInstituto Butantan
________________________________________________________________________________________________________________
Pavinatto Cobra Coerência de Zanin: “Se Zanin for homem de palavra, recusará denúncia”
________________________________________________________________________________________________________________
- Precisando de ajuda? ☎ Ligue para: (11) 4260-9869
- WhatsApp: (11) 91275-6729 | 97228-2486 | 97066-8705
- Fale com Bp Sérgio J. Oliveira – Editor agora mesmo
- E-mails.: [email protected]
- [email protected] | [email protected]